Dicas para quem quer ser voluntário no Terceiro Setor.
De acordo com o IBGE, quase 7 milhões de brasileiros realizam algum tipo de trabalho de voluntário. Se você ainda não faz ações de voluntariado, mas tem vontade de começar, confira as nossas dicas!
Cada instituição tem seu processo interno de funcionamento, e cabe ao voluntário buscar de alguma forma conhecer e ajudar. Existem muitas plataformas de apoio aos organizações, mais muitas vezes causam desconfiança para as lideranças estar atreladas a essas plataformas. Você que quer se voluntariar em um projeto, busque saber se no seu bairro existe uma associação de moradores ou outro projeto que precise de ajuda.
Saiba os seus limites – Não assuma tarefas não condizentes com as suas habilidades e não se cobre demais. Responsabilidade, pontualidade e comprometimento são fundamentais para tornar a experiência do voluntariado positiva, tanto para a OSC como para o voluntário.
Busque uma rede – Ter contato com pessoas que já fazem algum trabalho voluntário também pode te ajudar. Existem centros de voluntariados que buscam apoiar e incentivar a ação solidária, além de fornecer formação e capacitação, tanto para pessoas físicas, como empresas e OSCs. No Brasil, existe milhares de associação sem fins lucrativos, políticos e religiosos, que atua na busca de fomentar o trabalho voluntário em qualquer faculdade ou área universitária pelo país.
Você pode doar o que tem de mais precioso para transformar vidas com a gente: o seu tempo!
O maior pré-requisito para ser voluntário é ter muito brilho no olho. A sua missão é levar amor, carinho e cuidado, seja na hora de doar uma cesta básica ou brincar com uma criança. Para fazer o bem precisamos lembrar que a alegria é a coisa mais séria da vida!